Festejo de São Lázaro  
line decor
  
line decor
 
 
 
 

 
 
Histórico


HISTÓRIA DE SÃO LÁZARO

A história de São Lázaro aparece contada no Evangelho de São Lucas. Segundo a parábola, Lázaro é um pobre, cheio de feridas e caído à porta de um rico. Por causa da pobreza ele vive na solidão e no abandono. A pobreza e a doença obrigam-no a mendigar na porta do homem rico.
Só que o portão e o coração deste estão fechados. Na história, o rico organiza banquetes suntuosos todos os dias. Era insensível ao sofrimento de Lázaro. Não percebia no faminto e no mendigo a presença e a imagem de Deus. Tiveram vidas diferentes e mundos distantes, até que veio a morte e os igualou. A parábola conta que após a morte, as posições se inverteram e Lázaro entrou no “reino dos Céus”.
No festejo de São Lázaro, os cachorros também participam da festa, já que segundo se conta, São Lázaro tinha a ajuda dos cães no trato de seu corpo que era cheio de feridas.
Forra-se o chão, colocam-se sete velas acesas e sete pratos com a comida da festa para sete cachorros. Os donos dos cachorros os aproximam dos pratos, segurando-os pela corrente, para eles comerem a comida, enquanto as pessoas cantam uma reza de São Lázaro. E as pessoas que fizeram promessa a São Lázaro e se curaram de doenças graves também comem a comida do cachorro. Agacham ali e comem... Igualam-se ao cachorro.

O porquê dia 11 de FEV:
Antes de João Paulo II ter estabelecido o Dia Mundial do Doente, em 11 de Fevereiro, já em muitas Dioceses se celebrava o Dia do Doente. Os Lázaros, como eram antigamente conhecidos os leprosos, ou pessoas que sofriam de enfermidades da pele.
O dia de São Lázaro é 17 de dezembro, mas a comemoração em algumas cidades são realizadas em 11 de fevereiro, por ser o Dia Mundial do Doente.
Também no dia 11 de fevereiro é dia de Nossa Senhora de Lourdes, São Desidério, São Severino.
Devemos saber que: São Lázaro e São Roque são defensores contra lepra, úlceras, feridas, dermatoses e mais agonias da pele humana.

 

 

 
 

 

Oração à São Lázaro
São Lázaro, você que alcançou pela fé e pelo amor a salvação da sua carne, peça por mim, ao suave Jesus que me salve também. Assim como Marta e Maria pediram por você, de joelhos, eu rogo, São Lázaro, me ajude nas horas tristes, me ampare em minhas dores e livre meu corpo e meu espírito de toda e qualquer doença, de todo e qualquer mal.
Amem.

Nossa comunidade no:
:::Clique para ir a nossa comunidade no Orkut:::

 
 
             
 
Início | Histórico | Cronograma do festejo | Galeria de Fotos | Patrocinadores
   
 
Copyright © Todos os direitos reservados 2009